segunda-feira, 26 de maio de 2008

Baixada Digital - Banda larga gratuita na baixada fluminense


Duque de Caxias será o primeiro município da Baixada Fluminense a ter Internet banda larga sem fio, também conhecida como wi-fi. Em julho começam os teste o e funcionamento definitivo será em agosto, segundo o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso. O projeto Baixada Digital foi lançado na segunda-feira (28/01) na presença de mais de 500 pessoas que lotaram as dependências do Teatro Raul Cortez. Assinaram a parceria o vice-governador e secretário estadual de Obras, Luiz Fernando Pezão, o secretário Alexandre Cardoso, o prefeito Washington Reis e a Associação Estadual de Municípios do Estado do Rio de Janeiro (AEMERJ).

Na baixada serão investidos R$ 4 milhões e o sistema vai atender 70% da população da Baixada Fluminense, segundo Alexandre Cardoso. Em todo o estado serão gastos R$ 40 milhões e o prazo de conclusão é de 18 meses. "É o ponto de partida para que o Rio de Janeiro se transforme no primeiro estado digital do país. O projeto é um dos três maiores do gênero, ficando atrás apensas dos quer foram implantados no México e na China", garante o secretário Cardoso.

Com o novo sistema, desenvolvido por pesquisadores da UFF e da UFRJ, a população poderá fazer pesquisas escolares, enviar currículos, verificar contas de telefone, luz e água, marcar consultas médicas e vistorias no Detran, entre outros benefícios nas áreas de educação, saúde, desenvolvimento, social e de cultura. Do projeto, além do estado e da UFF e a UERJ, participa a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).


Fonte: www.duquedecaxias.rj.gov.br

Nenhum comentário: