terça-feira, 24 de março de 2009

Marinha e Aeronáutica selecionam jovens

Jovens que sonham em seguir a carreira militar já podem começar a se preparar, porque a Marinha e a Aeronáutica vão abrir inscrições nas próximas semanas para quase duas mil oportunidades em dois concursos que prometem atrair um batalhão de candidatos. As chances são para as patentes de soldado fuzileiro naval e sargento, tradicionais portas de entrada para as Forças Armadas, com soldos de mil reais e R$ 2.268, respectivamente.

A seleção da Marinha é restrita a rapazes, com ensino fundamental completo, enquanto o concurso de sargento da Aeronáutica aceita também a inscrição de mulheres, com escolaridade em nível médio, entre outros requisitos listados no edital.

Etapas do processo

A batalha para conquistar a vaga está só começando para os candidatos. Haverá provas escritas, exames médicos e testes de capacidade física, entre outras etapas. As chances são todas para turmas que serão iniciadas no ano que vem. A dica de quem já está lá dentro é jamais desanimar, mesmo que a concorrência seja grande.

Há dois anos na Marinha, o soldado fuzileiro Wagner Sales Vieira passou com louvor pela seleção e pelo treinamento. Agora, o rapaz se prepara para tentar a carreira como oficial.

— Eu me formarei em engenharia de produção daqui a dois anos e quero prestar um novo concurso, dessa vez para o quadro técnico. Sempre quis ser militar e meu sonho é seguir carreira como oficial na Marinha — conta o fuzileiro naval.

Já para o sargento fuzileiro Nilton Feitosa, o que seria inicialmente apenas a oportunidade de um emprego estável acabou se tornando uma paixão.

— Passei por uma banca de jornal e vi o anúncio de inscrições para o concurso de fuzileiros. A partir daí, decidi o que queria para a minha vida. E não poderia ter feito coisa melhor. Tudo o que consegui até hoje foi por causa da Marinha. Eu me sinto completamente realizado — diz o sargento, prestes a completar 20 anos de carreira.


FONTE: http://extra.globo.com/economia/vidaGanha/

Nenhum comentário: