domingo, 13 de junho de 2010

PAC 2 terá Praças e programa de construção de quadras esportivas voltadas para a juventude


Como havia adiantado no post “Juventude será um dos destaques do PAC 2” foram lançadas hoje duas ações que terão forte impacto na juventude brasileira como parte das obras do PAC 2.



A primeira são as Praças do PAC, verdadeiros Centros de Referência de Juventude. O projeto foi pensado em três modalidades, de 700 m2, 3000 m2 e 7000 mil m2. Nos menores haverá Cineteatro, biblioteca, telecentro, CRAS, salas multiuso, pista de skate, kit básico esportivo e equipamentos de ginástica. Os médios terão os mesmos equipamentos acrescidos de Ginásio poliesportivo, espaço criança e pista de caminhada. E nos grandes os outros dois e ainda Quadra de areia para vôlei e futebol, vestiário, espaço para a terceira idade e anfiteatro.



Ao todo serão construídas no país 800 Praças do PAC a um custo de R$ 1,6 bilhão.



Para mim, o nome destes equipamentos públicos, ao invés de Praça do PAC, deveria se chamar Estação Juventude, pois ele é a concretização da proposta apresentada pela JPT de São Paulo na eleição municipal de 2000 e que virou lei através de projeto da vereadora Tita Dias (veja aqui o projeto de lei).



A segunda, é um grande programa de construção de quadras esportivas, todas com cobertura. Serão 6116 quadras e o programa prevê ainda de 4 mil quadras já existentes. Para estas ações estão previstos R$ 4,1 bilhões.



Os jovens que tiveram importante presença no discurso de Dilma e na resolução do IV Congresso do PT, aparecem agora com força no PAC 2. Cabe aos movimentos juvenis organizados dos municípios que irão receber estes equipamentos cobrar espaços de participação na definição das políticas que serão adotadas.

Nenhum comentário: