terça-feira, 30 de novembro de 2010

Cuidado com consignado em casa

30/11/2010


Operações fechadas nos bancos são mais seguras, porque a cópia do contrato sai na hora

Por Luciene Braga

Rio - Segurados do INSS que tomam dinheiro emprestado com agentes, em casa, devem ter cuidado. A advertência é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O instituto não autoriza empréstimos com esse tipo de atendimento, mas também não proíbe a operação por meio de intermediários, que podem atender aposentados e pensionistas na própria residência.

“Pode fazer em casa, mas é muito mais seguro no banco”, explica o diretor-adjunto de Produtos e Financiamento da Febraban, Ademiro Vian. “Essa permissão é relativa. Nunca existiu. Mas, necessariamente, não precisa sair de casa para fazer. Alguns bancos não têm agências, têm representantes. No País, há 140 mil correspondentes”, acrescenta.

Por segurança, o cuidado que a pessoa tem que ter é ficar com a cópia do contrato, no fechamento da operação. Enquanto agentes e correspondentes não entregam o documento. Na agência, a cópia é dada na hora.

Conforto pode custar caro aos segurados

A Previdência respondeu que não permite operações em casa, mas não há norma que impeça o uso de agentes de correspondentes na Instrução Normativa 28, que regula o consignado. Eles até ajudam onde não há banco, mas, apesar do conforto de fechar tudo em casa, é preciso conferir se o contrato tem cláusulas que asseguram o que foi combinado. Intermediário recebe comissão, encarecendo o empréstimo.



Fonte: O Dia Online

http://www.portaldoconsumidor.gov.br/noticia.asp?busca=sim&id=17611

Nenhum comentário: