domingo, 28 de novembro de 2010

ProJovem de Caxias promove formatura de 1.360 alunos






A quadra do Clube dos 500, no bairro 25 de Agosto, ficou lotada para a solenidade de formatura dos 1.360 alunos do ProJovem Urbano de Duque de Caxias, que concluíram o ensino fundamental. O evento aconteceu na quinta-feira, 25 de novembro, e o encontro foi promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH). Entre os formandos, muitos jovens já fazem planos para o futuro. Outros já deram mais um importante passo e foram aprovados para cursos do Promimp, onde serão qualificados para trabalhar em diversas áreas da Petrobras. Outra formatura será realizada em 16 de dezembro para mais 700 jovens que faltaram às primeiras provas.


O evento, aberto pela Orquestra Levitas, sob a batuta do maestro Carlos Henrique de Souza, contou com a presença do secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Airton Lopes da Silva, da primeira-dama e deputada estadual eleita, Claise Maria Zito, da deputada federal Andreia Zito, do anfitrião César Bezerra, presidente do Clube dos Quinhentos, além de secretários e coordenadores de departamento da SMASDH. A formatura estava marcada para as 19 horas, mas antes das 18 horas a quadra do clube já estava lotada por alunos, familiares e amigos que queriam assistir à solenidade.


Casada e mãe de dois filhos, a aluna Zenith Guimarães, falou da alegria de se formar depois de vários anos sem estudar. “É uma alegria muito grande com este momento muito especial de minha vida, que tenho de me segurar para não chorar”, disse a jovem, que mora no bairro Figueira, no segundo distrito. A mesma alegria também era revelada por Ana Paula Lelis Tardino, 30 anos, que como Zenith também é casada e mãe de dois filhos. Uma das quatro aprovadas para o Promimp, Ana Paula disse que se inscreveu no curso de caldeiraria e ficou surpresa ao ser aprovada. “Estava há 15 anos sem estudar e não considerei difíceis as questões, mas não imaginei que seria classificada. Quando soube do resultado dei tantos pulos que quase quebrei minha cama junto com meus filhos”, contou Ana Paula.

Sem esconder a felicidade com o sucesso do projeto e a quantidade de pessoas presentes, o secretário Airton Lopes posou para fotos com a equipe de professores e com alguns formandos, a quem disse que deveriam continuar a estudar em busca de conhecimento e qualificação. Ele agradeceu à secretária de Educação, Roseli Duarte, que abriu as portas das escolas para receber as turmas do ProJovem. “Ela trava uma luta incansável em busca da melhoria da educação em nossa cidade e esta solenidade é uma prova de que está no caminho certo”, observou Ito, lembrando que o objetivo do governo Zito é trabalhar pelo social, pela educação e pelo trabalho. “Tenho muita honra de fazer parte deste governo”, concluiu.
A primeira-dama Claise Maria Zito, que foi secretária de Assistência Social, falou da emoção de ter trabalhado pela criação do ProJovem no município. “Estou muito feliz de ver tantos jovens, que ficaram anos fora da escola e que, apesar das muitas dificuldades, estão aqui hoje como vencedores. Esta foi apenas uma etapa vencida e vocês devem continuar a estudar para construir um futuro cada vez melhor”, disse Claise. Para Andréa Zito o projeto é fundamental, porque resgata a cidadania. “Vocês são todos vencedores, mas precisam continuar para vencer outras batalhas”, concluiu a deputada.


Fonte: http://www.duquedecaxias.rj.gov.br/index.php/noticias/noticia/2528/ProJovem-de-Caxias-promove-formatura-de-1.360-alunos

Nenhum comentário: