quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Cursos vão formar mão de obra para a construção civil na região serrana do Rio

A Secretaria Estadual de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro vai promover, em parceria com o Ministério do Trabalho, cursos emergenciais na área da construção civil, voltados aos trabalhadores dos municípios da região serrana fluminense, devastados por enchentes no mês passado.


O secretário Brizola Neto disse hoje (8) que os cursos de qualificação profissional serão dados em seis municípios atingidos pela tragédia (Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Bom Jardim, Areal e Sumidouro). Eles visam a ajudar na reconstrução das cidades e na na recuperação econômica.

“A ideia é oferecer cursos à população, principalmente aquela que continua desabrigada, para que eles possam ser contratados e ter sua mão de obra absorvida por esse processo de reconstrução que vai haver em toda a região serrana”, disse Brizola Neto. Segundo ele, serão firmados convênios com o Ministério do Trabalho para a qualificação profissional, visando ao aproveitamento da mão de obra local na reconstrução dos municípios.

Brizola Neto disse estar aguardando a liberação de recursos do Orçamento da União para que os convênios possam ser assinados. O secretário já falou sobre o assunto com ministro da Trabalho, Carlos Lupi. “Ele [Lupi] está empenhado nisso [a liberação dos recursos] para poder assinar (os convênios).” O ministro deverá visitar a região serrana fluminense ainda esta semana.

A meta é iniciar em março os cursos de qualificação profissional para cerca de mil pessoas, de acordo com as necessidades de contratação das empresas do setor da construção civil.

Fonte: Agência Brasil



Fonte: www.ptrj.org.br

Nenhum comentário: