quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Equipe de Niemeyer escolhe local para Palácio da Cultura





Uma equipe do escritório do arquiteto Oscar Niemeyer esteve em Duque de Caxias nesta terça-feira, 8 de fevereiro, para escolher a área da cidade em que deverá ser erguido o Palácio da Cultura, a segunda obra do arquiteto projetada na cidade. Apesar de haver mais áreas previstas para serem visitadas pela equipe, o primeiro local – o antigo Centro de Convenções onde hoje está abrigada a Guarda Municipal – foi escolhido como ideal para sediar a obra. “Esta é uma área próxima a entrada da cidade, da Avenida Brasil, da Rodovia Washington Luiz e da Linha vermelha. Terá grande visibilidade e será de fácil aceso”, disse o arquiteto Jair Valera, responsável pela equipe.

O Secretário Municipal de Cultura Gutemberg Cardoso, que estava ciceroneando a equipe de arquitetos, concordou com a escolha. “Está é a maior área que tínhamos como opção para erguer o Palácio da Cultura. E, como é próximo dos principais acesso a cidade, certamente será um grande ponto turístico”, declarou, entusiasmado. O secretário aproveitou o fato de a área escolhida ter sido a maior possível para pedir aos arquitetos a inclusão de um centro de convenções no projeto. “Duque de Caxias precisa de um local para realização de eventos. O único local que temos para reunir pessoas para palestras, simpósios e conferências é o Teatro Raul Cortez, que não foi criado para isso e seus horários livres não conseguem atender a demanda da cidade para esse tipo de evento”, explicou Gutemberg.
Os arquitetos Jair Valera e Paulo Niemeyer e o secretário Gutemberg Cardoso
Os arquitetos concordaram com o acréscimo do Centro de Convenções no projeto e proporam que a prefeitura revitalizasse todo o entorno do local e abrisse um novo acesso viário a Rodovia Washington Luiz. “O Palácio da Cultura será um grande ponto de atração, que vai valorizar toda esta região e provocará o aumento do fluxo de veículos nas ruas próximas”, enumerou o arquiteto Paulo Niemeyer, neto de Oscar Niemeyer. Paulo acompanhou a realização do primeiro projeto na cidade de seu avô, o Centro Cultural Oscar Niemeyer, e agora também faz parte da equipe que vai elaborar a segunda obra dele, não só em Duque de Caxias, mas em toda a Baixada Fluminense.

Gutemberg concordou com a proposta da equipe e ficou de levá-la ao prefeito José Camilo Zito (PSDB). Acompanhando a equipe e o Secretário de Cultura estava o Superintendente Municipal de Turismo Daniel Eugênio que falou sobre as mudanças que o Palácio da Cultura poderá trazer para o turismo no município. “Propomos que o último dos seis andares do Palácio possa ser usado como mirante pelos visitantes. Eles terão uma visão espetacular de todo o entorno da região. E, por estar localizado tão próximo da entrada de Duque de Caxias, o Palácio funcionará como um portal da cidade”, disse Daniel Eugênio.

O Palácio da Cultura terá seis andares e no projeto estão a instalação de um salão de belas artes, ateliê e escola de pintura, escola municipal de música, biblioteca multimídia, estúdio de áudio e vídeo, escola de dança e sede da Companhia Municipal de Dança, um auditório para 150 pessoas, cyber café e a casa do artesão, com espaço para exposição, venda, oficinas e cursos. O prédio vai se transformar também na sede das entidades culturais da cidade, como a Academia Duquecaxiense de Letras e Artes, Associação dos Artistas Plásticos, Federação Municipal de Capoeira, Federação de Reizado e a Associação dos Artesãos.

O antigo Centro de Convenções era o maior dos locais para a instalação do projeto



Fonte: http://www.duquedecaxias.rj.gov.br/index.php/noticias/noticia/2623/Equipe-de-Niemeyer-escolhe-local-para-Palcio-da-Cultura

Nenhum comentário: