sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Informação=Prevenção



Outubro é o mês mundial de conscientização sobre o câncer de mama. No Brasil, a doença atinge mais de 49 mil mulheres por ano no Brasil, e no estado do Rio, são cerca de 7.500 casos. Para chamar a atenção das mulheres, vários monumentos no Brasil estão iluminados de rosa, cor oficial da causa, durante o mês de outubro.

Depois de iluminar São Paulo, Brasília, Curitiba e Porto Alegre, o "Outubro Rosa" chega à cidade do Rio de Janeiro. Parte da campanha idealizada pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) consiste na iluminação de monumentos históricos do país em rosa - cor oficial do câncer de Mama.

No Rio, as obras escolhidas são o Cristo Redentor, que na noite desta terça-feira teve iluminação rosa, e a Igreja da Penha, no subúrbio do Rio. A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) lançou uma campanha nacional para combater o câncer de mama. Estão sendo realizadas ações de conscientização popular em todo o país, como distribuição de panfletos explicativos e palestras com especialistas para divulgação da importância do diagnóstico precoce. De acordo com a SBM, 90% dos casos detectados no estágio inicial podem ser curados.

Mas, no Brasil, o índice é de apenas 60%. Segundo o presidente da sociedade, Diógenes Basegio, as mulheres com histórico familiar de ocorrência da doença devem ficar especialmente atentas. “O histórico familiar é o fator de risco mais importante, especialmente se o câncer ocorreu na mãe ou em uma irmã, se foi bilateral e se foi desenvolvido antes da menopausa”.

A tradicional recomendação de que a mamografia seja realizada anualmente a partir dos 40 anos continua válida, mas os médicos da SBM alertam para o aumento da incidência entre jovens. Por isso, o ideal é fazer, além dos exames clínicos, o toque da mama para detectar o aparecimento de nódulo ou caroço. A estimativa é de que apenas 23% das brasileiras o façam.
Fonte: www.ptrj.org.br

Nenhum comentário: