sexta-feira, 31 de outubro de 2008

JPT municipal e estadual do Rio de Janeiro tomam posse



















As novas direções da Juventude do Partido dos Trabalhadores do município e do estado do Rio de Janeiro tomaram posse na noite da última quinta-feira (23/10), na sede estadual do PT, no Centro. O clima quente e abafado do início da primavera carioca não impediu que cerca de 50 militantes, vindos de diferentes partes do estado, marcassem presença no evento para ouvir as primeiras declarações oficiais dos novos representantes da juventude petista.

Entre os principais desafios da nova gestão, foram destacados a construção da unidade na juventude do partido, a criação e discussão de políticas e mecanismos de funcionamento próprios da JPT e o aumento da participação do partido junto aos movimentos sociais de juventude, através do diálogo e da organização dos jovens simpatizantes das políticas do PT.

Para o novo secretário municipal da JPT, Daniel Gaspar, o diálogo com a juventude trabalhadora vai ser o aspecto prioritário de sua gestão. “Os jovens trabalhadores cariocas têm uma grande afinidade com nossas propostas e precisamos intensificar nosso relacionamento com eles. A juventude petista tem que parar de falar só para dentro do partido e começar a organizar a base de simpatizantes das nossas políticas, que não estão presentes no dia-a-dia do PT”, afirmou.

Já o secretário estadual, Gabriel Monatte, destacou a necessidade de interiorização do partido no Rio de Janeiro e o esforço que a nova direção deve fazer para promover a unidade da juventude petista. “Quero que essa gestão seja marcada pelo diálogo e pela participação coletiva, para que possamos fazer com que o PT tenha o protagonismo no movimento social de juventude”, disse Gabriel.

Também presente na mesa diretora do evento, o novo secretário-adjunto da JPT estadual , Jorge Alberto, destacou a importância da juventude na discussão das ações do partido. “Precisamos constantemente cobrar dos dirigentes uma postura mais incisiva nos diferentes governos que o partido compõe. A juventude tem um papel muito importante na luta para levar o partido a ser sempre um instrumento de mobilização contra as injustiças sociais”, afirmou Jorge.

Representantes das direções estadual e municipal do PT também estiveram presentes ao evento para levar seus votos de sucesso aos novos secretários e garantir o suporte do partido à juventude. O presidente municipal do partido, Alberes Lima, colocou o diretório municipal do PT à disposição da juventude, destacou a importância da não intervenção dos dirigentes nos assuntos da JPT e lembrou a importância que os jovens possuem para o futuro do partido. “Vocês têm que construir hoje o PT de amanhã”, afirmou.

Já a representante da direção executiva municipal e componente da Comissão de Assuntos Educacionais do PT (CAED), Denise Lobato, cobrou da juventude uma militância ainda maior nos assuntos relacionados diretamente à educação, lembrando que um dos maiores problemas do Rio de Janeiro é a precariedade do ensino médio.

O evento contou ainda com a presença de alguns dos representantes da juventude petista fluminense no poder legislativo. O vereador eleito pelo PT da cidade de Queimados, Elton Teixeira, destacou o bom número de candidatos jovens que conseguiram mandatos nas câmaras pelo país afora e pediu o apoio da JPT ao seu trabalho de modernização da câmara legislativa de Queimados.

Já o ex-vereador de Niterói, Leo Giordano, destacou a necessidade de um maior contato entre o partido e as classes populares, que claramente possuem uma opinião política diferente da divulgada na grande mídia, mas que não possuem canais de comunicação efetivos para se expressarem. Fechando o bloco de falas, o primeiro suplente da câmara de vereadores do Rio de Janeiro, Robson Leite, convocou a juventude do PT para mais uma vez mostrar sua força e cobrar da próxima administração do município uma gestão com políticas reais de inclusão social.

A primeira reunião das novas direções da JPT estadual e municipal será no dia 10 de novembro, às 17h, na sede estadual do partido, na Rua do Carmo, n.38 / 3º andar, no Centro.
Com informações da Secretaria Municipal da JPT do Rio de Janeiro

Nenhum comentário: