quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Secretaria de Turismo vai qualificar 50 mil profissionais por ano

6/1/2011 - 16h01
Por Ascom da Secretaria de Turismo


O secretário de Turismo, Ronald Ázaro, anunciou que a palavra de ordem para o setor, em seu primeiro ano à frente da pasta, será qualificação profissional. Segundo Ázaro, o objetivo é que, através de parcerias com o Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, a Secretaria de Estado de Turismo capacite 50 mil novos profissionais por ano.

- Na rede hoteleira, em serviços como arrumadeira, barman, garçom, atendente, copeiro, há uma enorme carência de profissionais. Com a formação correta, todos que fizerem os cursos já saem para o mercado com emprego garantido. O Sindicato dos Hotéis certamente absorverá integralmente nossas turmas - observou o secretário.

O grande desafio, de acordo com Ázaro, é preparar o estado para os grandes eventos que acontecerão por aqui nos próximos anos, como os Jogos Mundiais Militares de 2011, a Copa do Mundo de 2014, as Olimpíadas de 2016 e o Rock in Rio. O foco será produzir mão de obra apta a atender os turistas em todas as áreas, nas agências, nos parques hoteleiros e nos grandes eventos, aproveitando também os projetos já existentes na antiga Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer.

- Dentro da antiga Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer já existiam muitos projetos ligados à área de turismo, e o principal deles é o Prodetur, que tem U$ 187 milhões alavancados junto ao Banco Mundial, com contrapartida do governo federal e parte do estadual. São recursos voltados, principalmente, para obras estruturantes, mas também há previsão para investimentos em obras de meio ambiente e de qualificação. Recursos existem.

Segundo o secretário, a proposta é elevar a área de turismo no estado ao patamar do primeiro escalão, promovendo uma significativa revolução de melhorias.

- O mundo inteiro quer conhecer o Rio. Entretanto, ainda temos um complexo de vira-latas em relação a nossa capacidade de serviços. Nosso estado hoje está se preparando e, com aporte de recursos que hoje está vindo e parceria com outros órgãos será mais fácil resolver esses problemas e buscar a solução. Só com a ocupação das UPPs, o fluxo de turistas já aumentou consideravelmente. Garanto que a solução para isso será a curto prazo, de tal maneira que os próximos eventos sejam marcantes para o nosso estado - destacou.

Fonte: http://www.imprensa.rj.gov.br/detalheNoticiaMetropolitana.asp?ident=62202&flag=Noticia

Nenhum comentário: