terça-feira, 26 de agosto de 2008

Exposição gratuita no Centro Cultural Banco do Brasil:Clarice Lispector- A Hora da Estrela


Exposição cenográfica que assinala os 30 anos de morte da escritora, falecida em 1977 e de publicação da novela A hora da estrela. Com textos, objetos pessoais da artista, reconstituição de espaços cênicos citados em sua obra e vídeos com entrevistas, a mostra comprova que a autora continua a ocupar, mesmo após três décadas de ausência, um lugar único na literatura brasileira. Com cenografia de Daniela Thomas e Felipe Tassara, a exposição traduz o caráter reservado e intropesctivo da autora, por meio de uma ambientação intimista.
A Viagem
Emoções, surpresas e segredos serão revelados ao visitante que irá percorrer 600 m2 e oito salas do primeiro andar do CCBB. “O objetivo é oferecer ao espectador uma introdução à riqueza do universo de Clarice”, explica a curadora Júlia Peregrino. “Quem conhece irá desfrutar; quem não conhece, será instigado a conhecer, e ser um novo leitor de Clarice”, conclui. Logo na entrada, o olhar marcante da escritora aguarda pelo público com a sua primeira frase “Ver é a pura loucura do corpo”. Em seguida imagens ampliadas de seu rosto, impressas em voile, deixam transparecer frases e idéias de seus escritos que revelam o pensamento daquela que, na opinião do curador e poeta Ferreira Gullar, “tentou dizer o indizível sabendo que não poderia fazê-lo”.
Nascida na Ucrânia, no dia 10 de dezembro de 1920, Clarice veio para o Brasil com pouco mais de um ano. Seu primeiro livro, Perto do Coração Selvagem, lançado quando ela tinha apenas 23 anos, provocou sensação. Nas palavras de Lauro Escorel, as características do romance revelam uma "personalidade de romancista verdadeiramente excepcional, pelos seus recursos técnicos e pela força da sua natureza inteligente e sensível".
Autora de 26 livros, traduzida em 15 línguas, a autora de A paixão segundo G.H. e Água viva influenciou a sua própria geração e as que vieram – o que não impediu que tivesse de fazer traduções e escrever crônicas e colunas femininas para ganhar a vida. Clarice faleceu no Rio de Janeiro, em 1977, no dia 9 de dezembro, um dia antes de seu aniversário. Mas a sua atualidade é comprovada pelas contínuas reedições de seus livros e as muitas adaptações de seus textos para o cinema, o teatro e outros meios expressivos.

Ficha Técnica:

Coordenação Geral- Júlia PeregrinoCuradoria- Ferreira Gullar e Júlia PeregrinoAssistente de curadoria- Anabela PaivaIdealização e produção- FazerArteDesign da exposição- Daniela Thomas e Felipe TassaraIluminação- Cesar de RamiresCenotécnico- Arapuan SantiagoServiço:
Clarice Lispector A Hora da EstrelaMostra de fotografias, manuscritos, correspondências, documentos pessoais, fotografias da escritora.1º andar19 de agosto a 28 de setembro de 3ª a dom., de 10h às 21hEntrada franca.
Fonte: www.bb.com.br/cultura

Nenhum comentário: