terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

ProUni: Confirmação de matriculas é até sexta-feira

Termina na sexta-feira o período para confirmar a matrícula no programa do governo federal que dá bolsas a alunos carentes em universidades e faculdades particulares. Receberão o benefício 148.327 estudantes pré-selecionados.

Termina na sexta-feira o período para confirmar a matrícula no ProUni, programa do governo federal que dá bolsas a alunos carentes em universidades e faculdades particulares. Foram pré-selecionados 148.327 estudantes para fazer a matrícula. Eles devem comparecer à instituição escolhida e apresentar a documentação exigida, que pode variar. O ProUni oferece 165 mil bolsas de estudo, das quais 86 mil integrais e 79 mil parciais. Nem todos os candidatos atenderam aos critérios estabelecidos -por isso o número de convocados é inferior ao de bolsas. Inicialmente, inscreveram-se no programa 822.254 alunos em todo o país, segundo o Ministério da Educação. Para o frei David Santos, diretor da ONG Educafro, o prazo é muito curto. "Mas o Ministério da Educação não é o culpado. Isso aconteceu pelo furto das provas do Enem, o que fez o exame ser adiado e criou essa confusão nacional quanto às datas." Para conseguir uma bolsa no ProUni é preciso ter tirado boa nota no Enem.

Santos é representante da sociedade civil no comitê que discute o ProUni. "Nossa preocupação é que no final haja muitas vagas não preenchidas [com matrículas não confirmadas], devido ao pouquíssimo tempo para os alunos se inscreverem e se matricularem." Candidato a uma bolsa em gestão financeira ou em enfermagem, Eliabe Martins dos Santos, 19, ainda não se preparou. Ele precisa reunir seus documentos e ir à universidade efetivar a matrícula. Quem ficar de fora do ProUni nesta etapa ainda tem chances de obter uma bolsa. As inscrições para a segunda rodada, com as bolsas não preenchidas, ocorrem de 4 a 7 de março. O resultado sai dia 10, mesma data em que começa a apresentação de documentos para confirmação da vaga. O prazo termina no dia 12 de março.



Consideramos o ProUni um projeto avançado, que regulamentou a filantropia no Brasil e principalmente colocou dentro da universidade mais de 400 mil brasileiros. "Muitas vezes o ProUni atende a brasileiros que são os primeiros da família a terem ensino superior. O programa democratiza a universidade, portanto defendemos a duplicação e ampliação dele", comenta Augusto Chagas, presidente da UNE.

Fonte: Folha de São Paulo, 23/02/2010.






FONTE: http://www.une.org.br/

Nenhum comentário: