terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Lula cria 38 institutos federais de educação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sanciona o projeto de lei que cria 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia no país. Dois deles serão no Rio de Janeiro. A medida, segundo o governo, aumentará o número de vagas de 215 mil para meio milhão em cursos técnicos de nível médio, superiores de tecnologia e em licenciaturas. Os institutos usarão a rede federal de educação profissional já existente, com 168 campi e previsão de chegar a 311 em 2010.

Os dois institutos do Rio terão 15 mil vagas. As reitorias serão instaladas na capital e em Campos. O Instituto Federal do Rio de Janeiro, com sede na capital, terá oito campi. E o Instituto Federal Fluminense, com sede em Campos, terá seis unidades no interior.

Metade das vagas visarão ao ensino médio integrado ao profissional. Na educação superior, a prioridade será para engenharia e bacharelados tecnológicos (30% das vagas). E outros 20% serão reservados para licenciaturas em ciências da natureza, onde o país apresenta grande déficit de professores em física, química, matemática e biologia. Ainda serão incentivadas as licenciaturas de conteúdos específicos da educação profissional e tecnológica, como a formação de professores de mecânica, eletricidade e informática.

"Estamos oferecendo ao país um novo modelo de instituição de educação profissional e tecnológica, aproveitando o potencial da rede existente. Os institutos responderão de forma mais ágil e eficaz às demandas crescentes por formação de recursos humanos, difusão de conhecimentos científicos e suporte aos arranjos produtivos locais", diz Eliezer Pacheco, secretário de educação profissional do Ministério da Educação.

Fonte: http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2008/12/29/lula-cria-38-institutos-federais-de-educacao-587720839.asp

Nenhum comentário: